Artigos e Contribuições Acadêmicas

Profissionalização no serviço público

Para atender à crescente demanda da população por serviços públicos cada vez mais complexos, o governo federal vem adotando uma política de gestão da força de trabalho que busca aliar a quantidade adequada de servidores à sua devida qualificação. Essa política está calcada em três pilares: recomposição de quantitativos, novas carreiras e profissionalização de cargos de direção e assessoramento.

Perfil contemporâneo da capacidade de gestão dos órgãos e entidades da administração pública brasileira

O presente trabalho trata da avaliação da gestão organizacional no âmbito da administração pública brasileira, com base em quarenta instituições públicas de ensino superior – IPES, que se submeteram ao processo de avaliação das suas práticas de gestão a partir dos requisitos preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, do Governo Federal do Brasil.  O GESPÚBLICA mais do que um programa, é uma filosofia de gestão que tem na qualidade a sua essência e o seu foco.

Gestão da Mudança Organizacional

A necessidade imperativa de adaptação das organizações às mudanças no contexto em que se inserem tem sido tema de grande interesse dos gestores contemporâneos. Essa adaptação impõe ao gestor o conhecimento e a busca do entendimento da natureza, dos aspectos que influenciam diretamente a organização como o ambiente, as resistências existentes, os processos de comunicação e os fatores culturais inseridos. E ainda exige o desenvolvimento da capacidade de planejar para enfrentar essas incertezas.

Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) para prefeituras municipais

O desafio da melhoria da gestão pública é um assunto que compete a todas as partes interessadas, principalmente seu principal cliente: o cidadão. São muitas as reformas, e diversos os discursos, mas a cada troca de gestão (nos quatro anos de mandato) pouco se vê de efetivo mudar. É necessário sustentar o choque de gestão defendido por tantos através de metodologias que de fato o fundamentem e sistematizem.

Modelo de Excelência na Gestão Pública de Sorocaba

Em Sorocaba, desde 2005 a Prefeitura Municipal atua diretamente para que a população seja bem atendida, receba serviços de qualidade que satisfaçam todas as suas necessidades, para tanto se elegeu o Modelo de Excelência em Gestão Publica – MEGP, do qual o Prêmio Nacional da Gestão Pública é a parte avaliativa do modelo para que de maneira orientada se promovesse a modernização do Poder Público Municipal de Sorocaba, com objetivos de atender ao cidadão de forma mais ágil, rápida e eficaz com foco em resultados.

Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação

O trabalho aqui apresentado propõe-se primeiro a contextualizar a existência do Modelo de Excelência em Gestão Pública; segundo: apresentar o fórum onde o Modelo se desenvolve; terceiro: realizar breve apresentação do modelo, com algumas comparações que caracterizem suas especificidades; quarto: enfatizar sua importância para o governo brasileiro e suas organizações públicas; e finalmente evidenciar suas possibilidades de uso e aplicação.

Mapeamento bibliográfico sobre o estado da arte sobre indicadores de gestão

Este  documento  corresponde  ao  Produto  1  “Mapeamento bibliográfico  e  do  estado  da  arte  sobre  indicadores  de  gestão”  do contrato  no  005/2009  firmado  entre  a  Secretaria  de  Gestão  do Ministério do Planejamento e a consultoria Marini, Borges e Martins – Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão Organizacional S/S, cujo objeto  é  a  prestação  de  serviço  de  consultoria  para  auxiliar  no mapeamento  bibliográfico  sobre  indicadores  de  gestão  incluindo  os da administração pública direta e indireta, propor indicadores para as diversas dimensões da gestão, alinhado

Investigação sobre a utilização de Programas de Qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior

Atualmente muito se tem falado sobre a globalização e a competitividade entre as nações. No cerne dessa discussão um foco especial tem sido dado à qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Propostas de gestão têm surgido para as organizações privadas, públicas, inclusive para Instituições de Ensino. Pesquisadores consideram que o aperfeiçoamento do sistema educacional como um todo, proporcionará o exercício da cidadania, o qual é o grande diferencial para o desenvolvimento sustentável e a garantia de soberania de uma nação.

Evolução na gestão da Diretoria de Crédito no Banco do Brasil a partir da participação no Prêmio Nacional da Gestão Pública

A Diretoria de Crédito, após conclusão do processo avaliativo pela Gerência do Prêmio, inicia um processo interno de tratamento. Caso tenha sido premiada no ciclo, recebe a premiação, bem como é contemplada pela divulgação do Prêmio ao público em geral, por meio de jornal e outros meios como Internet.

Continuidade e mudança na gestão pública no estado do Pará

A gestão pública na Amazônia – assim como no Brasil e na maioria dos países ocidentais - está imersa em cenários cada vez mais complexos, cabendo à Administração pública e aos gestores públicos, selecionar e oferecer as respostas adequadas para as situações que se apresentam. O serviço público padece com um processo de desqualificação e críticas por insistir na manutenção de modelos iniciais já superados na atualidade.

Páginas

Subscrever RSS - Artigos e Contribuições Acadêmicas