Autoavaliação da Gestão Pública

Avaliar a gestão de uma organização pública significa verificar o grau de aderência de seus processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública, referencial do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA.

Nessa avaliação são identificados os pontos fortes e as oportunidades de melhoria da organização. As oportunidades podem ser consideradas como aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação modelo e que, portanto, devem ser objeto das ações de aperfeiçoamento. Assim, o processo de autoavaliação é complementado pelo planejamento da melhoria da gestão.

Quando realizada de forma sistemática, a avaliação da gestão funciona como uma oportunidade de aprendizado sobre a própria organização e também como instrumento de internalização dos princípios e práticas da excelência em gestão pública.

Cada organização conduz o seu processo de avaliação, utilizando os Instrumentos para Avaliação da Gestão Pública, de acordo com a experiência da organização em avaliação da gestão e do nível de gestão atingido em avaliações anteriores. Esse processo de avaliação é aplicável a todas as organizações públicas que desejarem avaliar seus sistemas de gestão.

visando a disseminação do Instrumento de Avaliação da Gestão Pública – IAGP, desenvolveu o Sistema de Autoavaliação da Gestão Pública – SAGP 250 Pontos, com o propósito de estimular a adesão das organizações públicas brasileiras à sistemática de avaliação e melhoria continuada da gestão proposta pelo GESPÚBLICA.

Também foi elaborado o Guia de Avaliação da Gestão Pública – GAGP 250 Pontos, documento prático de aplicação/uso do SAGP 250 Pontos, que orienta os avaliadores internos das organizações públicas, nos processos de avaliação da gestão e de elaboração e implementação de planos de melhoria da gestão.

O SAGP 250 Pontos e o GAGP 250 Pontos podem ser acessados no link abaixo:

http://www.gespublica.gov.br/content/instrumento-de-autoavalia%C3%A7%C3%A3o-da-gest%C3%A3o-p%C3%BAblica-iagp-250-pontos