Guia da Gestão da Capacitação por Competências

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída em 2006 pelo Decreto 5.707, veio consolidar a visão sobre a relevância da dimensão do desenvolvimento profissional como um componente da qualidade na prestação do serviço público. Destacam-se, dentre as suas finalidades, a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade e o desenvolvimento permanente do servidor público. Essa Política tem como premissa a adequação  entre competências requeridas dos servidores àquelas necessárias ao alcance dos objetivos e resultados pretendidos pelas instituições e estabelece o modelo de gestão por competências como instrumento para a gestão da capacitação.

Este Guia apresenta de forma sintética a consolidação de conceitos e procedimentos metodológicos destinados ao mapeamento, diagnóstico e desenvolvimento de competências. Ele não foi formulado com o intuito do debate acadêmico e, por essa razão, não pretende polemizar perspectivas, discutir sobre novos conceitos ou instrumentos, mas tão somente reiterar e explicitar entendimentos já difundidos pelas escolas de governo e pelo Comitê Gestor da PNDP, de forma a auxiliar na instrumentalização técnica da gestão da capacitação por competências, de acordo com o preconizado pela Política.

Data de publicação: 
quinta-feira, 28. Março 2013