Portal do Governo Brasileiro
You are here: Home Apresentação Portais estaduais Gespública Maranhão Notícias Prof. Lúcio Fonseca confirma presença no II Seminário da Qualidade em Codó
Document Actions

Prof. Lúcio Fonseca confirma presença no II Seminário da Qualidade em Codó

 

A equipe do NEP-MA e os organizadores do evento em Codó se sentem  honrados com a presença do professor Lúcio Fonseca nacionalmente conhecido pela contribuição de seus trabalhos na melhoria da qualidade do sistema educacional brasileiro.

Prof. Lúcio Fonseca confirma presença no II Seminário da Qualidade em Codó

Fonte: Pertencente Lúcio Fonseca


NEP-MA, São Luís-MA, Brasil, 

Hoje, dia 17/Set, o professor Lúcio Fonseca gentilmente aceitou palestrar na abertura da II Semana da Qualidade em Codó que será realizada no período de 12 a 14/Nov, com o tema "Educação 2.0."

No aceite ao nosso convite o Prof. Lúcio escreveu: "Será um grande prazer dar minha pequena contribuição a este belo e tão meritório esforço de melhoria da gestão pública do Maranhão, estado pelo qual sou apaixonado há anos - o centro histórico de S. Luís e os Lençóis Maranhenses são ícones que não me saem da lembrança, entre outros".

A equipe do NEP-MA e os organizadores do evento em Codó se sentem  honrados com a presença do professor Lúcio Fonseca nacionalmente conhecido pela contribuição de seus trabalhos na melhoria da qualidade do sistema educacional brasileiro.

Em resposta ao nosso pedido o professor Lúcio nos concedeu uma entrevista gentilmente nos respondendo sobre duas inquietações a primeira "Por que o pensamento estratégico é importante para o sistema educacional?" e a segunda  A opinião sobre a máxima "A educação é a riqueza das nações"

Para nosso deleite, temos na integra as respostas para as nossas indagações:

Equipe NEP-MA: Prof. Lúcio, Por que o pensamento estratégico é importante para o sistema educacional?  

Prof. Lúcio - Somente pensando estrategicamente, ou de um ponto de vista mais amplo, mais sistêmico, é que podemos compreender que o sistema educacional tem uma função altamente nobre e extremamente relevante: fornecer à sociedade cidadãos educados, dotados das competências técnicas e humanísticas necessárias  para garantir sua própria sobrevivência e melhoria contínua, bem como a sobrevivência e melhoria contínua da sociedade em que estão inseridos.

Visto desta forma, garantir um sistema educacional de qualidade deixa de ser um custo, um peso para a nação, e passa a ser compreendido como um objetivo estratégico, voltado para a libertação da nossa nação da condição de "país-braço", exportador crônico de commodities de baixo valor,  e sua transformação em "país-cérebro", capaz de competir com os melhores do mundo, produzindo conhecimento, tecnologia e inovação e não apenas comprando-os, a peso de ouro e à custa de sacrifícios muito superiores aos necessários.

Equipe NEP-MA: Prof. Lúcio qual sua opinião sobre a máxima: " A educação é a riqueza das nações"
Prof. Lúcio: A sociedade atual não é mais agrária nem industrial. É a sociedade do conhecimento e da inovação, impulsionados estes pelos avanços tecnológicos. Quem produz tecnologia, conhecimento e inovação? Quem pode garantir a COMPETITIVIDADE do país, neste "admirável mundo novo" da globalização? Cidadãos qualificados - e não minério de ferro ou petróleo, vendidos por alguns centavos de dólar o quilo: esta é a verdadeira riqueza das nações - e da nossa nação. Quem os forma? Um sistema educacional competente, profissional e comprometido com resultados, tanto no nível do indivíduo quanto no do coletivo social. Um sistema educacional que ainda está por vir em nosso país, mas que chegará, na medida em que os gestores públicos compreendam sua importância estratégica e os gestores educacionais e os próprios educadores compreendam a beleza e a magnitude da missão que lhes foi confiada. 

Professor Lúcio Fonseca é Consultor Educacional e Empresarial e palestrante no Brasil e no exterior em temas de Gestão, Educação e Tecnologia aplicada. Desenvolve, entre outras, atividades de consultoria em Planejamento Estratégico para organizações públicas e privadas, no Brasil e em Angola. Durante três décadas foi Diretor de unidades educacionais e executivo de grande empresa educacional, tendo atuado em várias regiões do Brasil, no Iraque e na Colômbia.

Website: www.luciofonseca.com.br

 

 

Fonte: Coordenação de Comunicação - NEP-MA